Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes da rede estadual são premiados em 6ª edição do Concurso Cultural Jovem Jornalista
Em cerimônia realizada ontem (12), no Teatro Sesc Casa do Comércio, em Salvador, 03 estudantes da rede pública estadual de educação foram premiados pelo Grupo A Tarde por trabalhos apresentados na 6ª edição do Concurso Cultural Jovem Jornalista (CCJJ).
Foram premiados na categoria ‘Artigo de Opinião’ os estudantes João Gabriel de Oliveira, do Centro Territorial de Educação Profissional, em Gandu, no Baixo Sul, Deane Mendes, do Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos, em Seabra, na Chapada Diamantina, e José Gabriel Brito Alencar, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, de Juazeiro, no norte da Bahia.
Com o tema “Sou digital, mas minha inteligência não é artificial”, o concurso abordou o impacto da tecnologia e da inteligência artificial na sociedade, incentivando os participantes a refletirem sobre o equilíbrio entre os avanços tecnológicos e a essência humana. Divididos em três categorias - Tirinhas (Ensino Fundamental I); Videorreportagem (Ensino Fundamental II); e Artigo de Opinião (Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) -, os vencedores apresentaram trabalhos que se destacaram pela qualidade técnica, originalidade e criatividade.
Integraram a mesa de honra do evento, para entrega das premiações, a diretora de veículos impressos do Grupo A TARDE, Mariana Carneiro, o assessor especial da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Manoel Calazans, o representante do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), Emerson de Oliveira de Araújo, o representante da Escola SESI, Marcelo Luís Aleluia de Santana, e o diretor do Instituto Anísio Teixeira, Iuri Rubim.
“Esta iniciativa do Jornal A Tarde de estimular, provocar, uma produção autoral por parte dos estudantes tem diversos efeitos positivos. Gera uma confiança, faz eles e elas perceberem que podem fazer as coisas, não precisam esperar autorização de alguém, que não precisam fazer somente tarefas escolares, mas que podem gerar resultados que vão ser compartilhados com a vida, com o mundo real. Além disso, participar da produção de um objeto de comunicação faz com que eles reflitam sobre confiabilidade da informação. Uma discussão muito grande que a gente tem hoje, particularmente nas escolas, que é sobre confiar no conhecimento, na informação que chega”, analisou Iuri Rubim.
O diretor do IAT afirmou ainda que, no momento que os estudantes tiverem a necessidade de produzir uma informação, eles, necessariamente, vão fazer uma discussão sobre estes passos e sobre como fazer com que outro acredite no que eles produziram e isso gera todo um aprendizado de educação midiática e até educação científica, quando se para pra entender conhecimento e informação. “A iniciativa é muito boa e propicia aos nossos estudantes atuarem como autores do seu próprio conhecimento”, concluiu.
A 6ª edição do Concurso Cultural Jovem Jornalista foi realizada com o apoio do Governo da Bahia, Escola SESI, Bahiagás, e Suzano, reafirmando o compromisso dessas instituições com a educação e o desenvolvimento dos jovens.
Ganhadores - Artigo de Opinião
Na categoria Artigo de Opinião, o primeiro lugar ficou com João Gabriel de Oliveira, do Centro Territorial de Educação Profissional, em Gandu, no Baixo Sul. Ele descreveu o ato de escrever como seu momento de conexão. “A escrita é como um momento só meu e da caneta, onde as palavras chovem, e eu decido quais irão me molhar”, descreve João. Ele teve a orientação da professora Emanuele Peruzzo, que ressaltou o talento do aluno. “A nossa missão é incentivar os alunos e os jovens para que se desenvolvam, cresçam e deem frutos. E os frutos estão aqui., comemorou.
Deane Mendes, do Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos, em Seabra, na Chapada Diamantina, alcançou o segundo lugar. Ela definiu o concurso como uma das melhores experiências de sua vida. “Foi a primeira vez que compartilhei minhas observações sobre o cotidiano sob meu ponto de vista, e essa abordagem acabou me levando à final. Compartilhar essa conquista com amigos e familiares foi muito gratificante”, afirmou.
O professor-orientador Reginaldo Araújo destacou que a iniciativa deu a oportunidade de mostrar o talento da aluna. “Deane é uma estudante muito dedicada, muito estudiosa. Desde o começo do ano eu tenho trabalhado com a turma dela, com um componente curricular sobre cidadania digital, em parceria com a ONG SaferNet, com o governo do Reino Unido, e esse trabalho com o Concurso Cultural Jovem Jornalista do A TARDE Educação foi pra casar e mostrar o potencial de Deane como nossa Jovem Jornalista”, disse.
Em terceiro lugar, José Gabriel Brito Alencar, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, de Juazeiro, no norte da Bahia, apresentou uma abordagem crítica sobre a dependência tecnológica e o “sedentarismo mental”. O projeto contou com o apoio da professora-orientadora Joázila Nascimento. “Foi muito gratificante e foi muito bom ter dado essa oportunidade a todos os jovens, e foi muito bom fazer esse artigo para vocês”, afirmou.
PROGRAMA A TARDE Educação
O A TARDE Educação iniciou as atividades em 1996 e hoje é uma das mais consolidadas iniciativas brasileiras no uso da comunicação para a área educacional. Com um prêmio internacional World Young Reader Prize (2012),que destaca projetos que promovam a formação de leitores, o A TARDE Educação possui ampla rede de parcerias, contribuindo para o desenvolvimento de redes públicas de ensino.
Com informações do Jornal A Tarde
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira